terça-feira, 17 de maio de 2011

Nada de orgulho

“Não amem o mundo nem o que nele há. Se alguém amar o mundo, o amor do Pai não está nele. Pois tudo o que há no mundo – a cobiça a carne, a cobiça dos olhos e a ostentação dos bens – não provêm do Pai, mas do mundo. O mundo e a sua cobiça passam, mas aquele que faz a vontade de Deus permanece para sempre.” (I João 215-17)

Amados... Hoje li um artigo muito legal e achei o assunto muito importante a ser tratado na vida de todos nós. É sobre ORGULHO que hoje quero falar com vocês.

Orgulho nada mais é que um sentimento de satisfação pela capacidade ou realização, ou um sentimento elevado de dignidade pessoal. Sendo assim ele pode ser tanto negativo como positivo dependendo das circunstâncias. Será positivo quando indicar dignidade e será negativo guando indicar soberba e arrogância. Por isso não podemos nos deixar dominar por esse orgulho. Você e eu precisamos saber e tratar de ser quem realmente somos. Certa vez o autor do Salmos 131 entendeu isso muito bem, dizendo assim: “Senhor, o meu coração não é orgulhoso e os meus olhos não são arrogantes. Não me envolvo com coisas grandiosas nem maravilhosa demais para mim”, ele aprendeu a viver das bênçãos que Deus lhe entregava e a viver na medida da sua capacidade, sem dar “passos maiores do que as pernas”. Isto não significa que você não deva crescer, melhorar, conquistar vitórias ao longo da vida.

Deus deseja que você cresça espiritual e emocionalmente, talvez até financeiramente e socialmente. Enfim, Deus deseja que você alcance uma condição em que o Seu Santo Nome seja exaltado. Entretanto, o que Deus não deseja é que o seu crescimento seja forjado por recursos contrários à sua Palavra. Você não é obrigado a alcançar conquistas insanas, construir fortunas desnecessárias, nem bater recordes demasiados. Você deve lutar por seus objetivos, mas sem se tornar escravo de uma desastrosa e amarga “Corrida do ouro”, em que tudo gira apenas em torno de você mesmo. Tal atitude não gera nada além de orgulho. Deus abençoa o ser humano humilde porque este sabe preservar o que realmente tem valor. O humilde preserva os bens mais valiosos da humanidade: “Conservem-se livres do amor ao dinheiro e contentem-se com o que vocês têm, porque Deus mesmo disse: ‘Nunca o deixarei, nunca o abandonarei’” (Hebreus 13:5)

Humildade não significa pobreza, pois até uma pessoa rica pode ser humilde e da mesma forma uma pessoa pobre pode ser orgulhosa. A humildade está relacionada ao que somos e não ao que temos. Feliz é o humilde, pois sabe exatamente onde encontrar a paz, pois como bem disse Agostinho de Hipona: “O orgulho não é grandeza, é inchaço. O inchado é grande, mas não é saudável”

(Extraído com adaptação do Pão diário – edição 14)

“FELIZ É O HOMEM HUMILDE.
SEJA FELIZ, HUMILHE-SE DIANTE DE DEUS”

Um grande abraço a todos...


Jaqueline Raquel

4 comentários:

  1. Amiga realmente o orgulho é algo que tanto pode construir ou destruir ne.eu também tenha buscado de Deus para postar algo sobre esse assunto e no momento certo estarei postando,mas pude aprender muito com vc aqui hoje,e tenho certeza q você não tem nenhum pouquinho desse sentimento destrutivo pois da pra ver em seus olhos e atitudes que tudo que tens feito é pra honra e glória do nome de Deus.Você é uma benção.
    Querida eu gostaria também de te avisar que indiquei seu blog para um novo Meme literário ao qual meu blog foi indicado,lembrei de vc na hora rsrsr.Depois passe la copie e responda viu.Isso se vc quiser é claro.
    Tenha um lindo dia e fique na Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  2. Não precisamos de acumular tesouros neste mundo.
    Peço ao Pai que me dê sabedoria e humildade para mudar aquilo que o Espírito Santo tem tocado em meu coração. Meu desejo é tão somente servir a Deus e ser usada para cumprir Sua vontade que é perfeita e agradável .
    Sopra Espírito de Deus em minha casa ,em minha vida sobre as feridas não tratadas vem restaurar e curar Senhor Deus.
    Obrigada querida por cada palavra que você recebe de Deus é compartilha conosco.
    Deus lhe de porção dobra de bençãos sobre sua vida minha amiga que é para mim exemplo de amor.

    ResponderExcluir
  3. A PAZ, O ORGULHO NÃO NOS LEVA A NADA, CREIO EU QUE SÓ NOS ATRAPALHA.. POR ISSO DEVEMOS COLOCAR EM PRÁTICA A HUMILDADEQUE VEM DO NOSSO SENHOR.. ASSIM COMO A FLORZINHA DAIANE TE INDIQUEI PTA UM MEME LITERÁRIO, UM SELO CHAMADO SELO DE CARINHO.. GOSTARIA MUITO QUE VC PARTICIPASSE.. ENTRA NO MEU BLOG E RECEBA MEU CARINHO TE INDIQUEI LÁ..FICA NA PAZ DO NOSSO SENHOR...BJOS KÁ

    ResponderExcluir
  4. Paz do Senhor, Jaque.
    No caso do cristão, o orgulho o leva a negligenciar os mandamentos de Deus. Ele passa a confiar em suas habilidades para lidar com as situações do dia-a-dia. Infelizmente, alguns só recorrem ao Pai quando ocorre algo de negativo que a natureza carnal não possa resolver.

    Que tenhamos sempre a convicção de que somos plenamente dependentes do Senhor em cada área da nossa vida.

    Bela postagem...
    Linda noite, irmã!

    ResponderExcluir

Olá Amados...
É muito bom saber que você veio visitar meu Jardim.
E para que ele fique ainda mais florido, o seu comentário será de enorme valor.
Um abração e muito obrigado pela visita!!!
Jaque