quarta-feira, 20 de julho de 2011

Minha definição de AMIGO.

Olá Amados...

Hoje é o dia do Amigo e não podia deixar de expressar aqui neste cantinho o que essa palavra "AMIGO" significa para mim.

Para mim Amigo é mais que um Irmão, pois sempre está presente em determinadas situações de nossa vida, pronto a nos estender a mão. Em algumas fases da nossa vida, pessoas vêm e pessoas vão, algumas deixam marcas mais profundas, por ser uma amizade verdadeira, genuína e recíproca, outros, apenas são intitulados “amigos”, sendo que são apenas “colegas" de caminhada.

O meu conceito de AMIGO é bem definido... Pois o Amigo Verdadeiro, não abre mão do outro com facilidade, não procura somente em dias de crises, não busca seus próprios interesses, não é egoísta e está sempre presente independente da distância. Amigo para mim é uma peça fundamental para montar o quebra-cabeça da vida, pois somente o amigo é capaz de entender o outro, sempre pronto a ajudar, sem transpor limites.

Uma amizade na Bíblia que muito me encanta é a história de Davi e Jonatas, pois eles foram fieis um ao outro até a morte. Davi chorou durante dias ou até anos ao perder seu único amigo. E mesmo depois de perder seu parceiro de caminhada, Davi não se esqueceu de honrar o filho de Jonatas, Mefibosete, que era alejado. Quantas vezes, Jonatas defendia e protegia Davi, o livrando das garras de seu pai Saul. É lindo demais, porque eles se identificavam tanto, que nada e nem ninguém impediu que eles fossem amigos até o fim.

Existem amizades que precisam ser construídas e outras que precisam ser destruídas, que são aquelas que induzem ao erro, ao pecado. Essas amizades não trazem beneficio nenhum a nossa vida, pois elas simplesmente estão mais dispostas a tirar a nossa comunhão com Deus, do que estar presente em nossa vida para ser apoio.

Certa vez eu li uma frase que diz assim: “Uma vez que escolhemos bons amigos, devemos ser bons amigos”. Porque muitas pessoas se agarram na Palavra que é melhor dar do que receber, mas se esquecem que a pessoa que dá, também gosta de receber. Em Provérbios 15:30 diz que “O olhar amigo alegra ao coração; as boas-novas fortalecem até os ossos”. E isso é uma verdade mesmo, pois o amigo tem o dom de alegrar o outro independente do deserto que este esteja enfrentando. Não devemos abandonar nem trair os nossos amigos, conforme diz em Provérbios 27:10 – “Não abandone o seu amigo, nem o amigo do seu pai...”. Temos que ser amigos em todo tempo, porque o verdadeiro amigo não são interesseiros, mas são companheiros, fieis um ao outro, tanto nos bons e nos maus tempos. É preciso aprender a se alegrar com os que se alegram e chorar com os que choram. “Em todo tempo ama o amigo, e na angustia se faz o irmão” (Pv. 17:17).

Claro que numa amizade, existe também as diferenças e o verdadeiro amigo respeita as diferenças do outro, sempre buscando moldar um ao outro, assim como o ferro afia o ferro. (Pv. 27:17).

Hoje quero agradecer a Deus por ter enviado Jesus para ser nosso amigo de TODOS os momentos. Pois Jesus é o único que está realmente pronto a nos servir, a nos ajudar, a nos amparar, a nos repreender em determinados momentos, e TUDO que Ele faz é perfeito e com muito amor molda o nosso coração e caráter. Jesus é o exemplo de verdadeiro amigo, pois não nos abandona jamais. E é assim que quero ser a cada manhã.

Agradeço a Deus também pelos AMIGOS que Ele colocou em minha vida, que estão sempre dispostos a estar presente independente das circunstancias. Pelo meu MARIDO que é mais que um Amigo, é um irmão, um companheiro verdadeiro, não tenho palavras para expressar a Deus em gratidão pelo presente deste amigo mais chegado que irmão. E não posso deixar de agradecer a Deus pelas minhas novas amigas BLOGUEIRAS que sempre deixam uma Palavra amiga ao meu coração. Obrigada Meninas... Vocês chegaram na hora certa. Amo vocês de coração!!!

Quando se trata de amizade, devemos valorizar QUALIDADE e não QUANTIDADE. “O homem que tem muitos amigos sai perdendo, mas há amigo mais chegado do que um irmão” (Pv. 18:24)

Ficam na Paz e Feliz dia do Amigo para todos!!!

Jaqueline Raquel

11 comentários:

  1. AMIGA LINDA DO MEU TUM TUM, HOJE É DIA DO AMIGO E EU SÓ TENHO A AGRADECER A DEUS POR TER SUA AMIZADE QUE É UM PRESENTE PRA MIM, QUE POSSAMOS SER SEMPRE AMIGAS, OUVINDO UMA A OUTRA, ORANDO SEMPRE UMA PELA OUTRA , E QUE O SENHOR NOS PROPORSIONE A OPORTUNIDADE DE NOS CONHECERMOS DE PERTINHO, POIS ELE É FIEL..
    TE AMOOOOOOOOOOOOOOOOOO KÁ

    ResponderExcluir
  2. OI jackeline,quero aproveitar e te agradecer por sua amziade e carinho, muito obrigada pelas todas as vezes que tirou um pouco do seu tempo para me fazer uma visita, nossas amizade é virtual mas em Cristo é real pois somos irmã em Cristo.
    Quero deixar essa frase:
    "TER um amigo é muito bom, mas SER um amigo é bem melhor"(Irismar Santos)

    Uma belo dia da Amizade

    ResponderExcluir
  3. A árvore dos amigos!
    Autor desconhecido

    Existem pessoas em nossas vidas
    Que nos deixam felizes pelo simples fato
    De terem cruzado o nosso caminho.

    Algumas percorrem ao nosso lado,
    Vendo muitas luas passarem,
    Mas outras apenas vemos entre um passo e outro.
    A todas elas chamamos de amigo.

    Há muitos tipos de amigos.
    Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles.
    O primeiro que nasce do broto
    É o amigo pai e o amigo mãe.
    Mostram o que é ter vida.

    Depois vem o amigo irmão,
    Com quem dividimos o nosso espaço
    Para que ele floresça como nós.
    Passamos a conhecer toda a família,
    A qual respeitamos e desejamos o bem.

    Mas o destino nos apresenta outros amigos,
    Os quais não sabíamos que
    Iam cruzar o nosso caminho.
    Muitos desses são designados
    Amigos do peito, do coração.
    São sinceros, são verdadeiros.
    Sabem quando não estamos bem,
    Sabem o que nos faz feliz...

    Às vezes, um desses amigos do peito
    Estala o nosso coração e então
    É chamado de amigo namorado.
    Esse dá brilho aos nossos olhos,
    M úsica aos nossos lábios, pulos aos nossos pés.

    Mas também há aqueles amigos por um tempo,
    Talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora.
    Esses costumam colocar muitos sorrisos na nossa face,
    Durante o tempo que estamos por perto.

    Falando em perto,
    Não podemos nos esquecer dos amigos distantes,
    Que ficam nas pontas dos galhos,
    Mas que quando o vento sopra,
    Aparecem novamente entre uma folha e outra.

    O tempo passa, o verão se vai,
    O outono se aproxima,
    E perdemos algumas de nossas folhas.
    Algumas nascem num outro verão
    E outras permanecem por muitas estações.
    Mas o que nos deixa mais feliz
    É que as que caíram continuam por perto,
    Continuam aumentando a nossa raiz com alegria.
    Lembranças de momentos maravilhosos
    Enquanto cruzavam o nosso caminho.

    Desejo à você, folha da minha árvore,
    Paz, Amor, Saúde, Sucesso, Prosperidade...
    Hoje e Sempre...

    Simplesmente porque:
    Cada pessoa que passa em nossa vida é única.
    Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós.
    Há os que levaram muito,
    Mas não há os que não deixaram nada.

    Esta é a maior responsabilidade de nossa vida
    E a prova evidente de que
    Duas almas não se encontram por acaso.

    Tenha uma ótima tarde na paz do Senhor!
    Daiane

    ResponderExcluir
  4. Olá mulher de Deus! Grande abraço e vitórias mil sobre você e toda tua família! Feliz Dia do Amigo, claro e muito obrigado pela oportunidade dessa amizade! Agradeço também sempre as visitas lá no nosso Blog, Desejamos total sucesso sempre a você por aqui. Fica com Deus!

    ResponderExcluir
  5. OI MINHA LINDA AMIGA, EU AGRADEÇO A DEUS POR TER COLOCADO VC EM MINHA VIDA, APESAR DE N MORA PERTO DE VC, EU TENHO CERTEZA Q VC E ESSA AMIGA Q TEM TODAS ESSAS QUALIDADES QUE VC ESCREVEU AQUI. ENTÃO JESUS OBRIGADO POR FAZER JAQUE SER MAIS QUE MINHA AMIGA, MINHA IRMÃ, E SEI QUE LÁ NO CÉU EU VOU ABRAÇA-LA E LOUVAR O HINO JUNTA DELA NAQUELE LINDO GRANDE CORAL, SANTO , SANTO E SANTO ESSE É O LOUVOR JAQUE QUE VAMOS CANTAR.

    EU TE AMO MUITO MINHA MAIS QUE AMIGA, SIMPLESMENTE MINHA IRMÃ.

    ResponderExcluir
  6. OI JAQUELINE QUERIDA,BOA NOITE!SAUDADES DE VOCÊ.
    FIQUEI MUITO FELIZ QANDO VI SEU RECADINHO,MUITO OBRIGADA PELO SEU CARINHO E SUA AMIZADE.
    FELIZ DIA DO AMIGO!!!DEUS TE ABENÇOE MUITO.
    BEIJOS EM SEU CORAÇÃO...

    ResponderExcluir
  7. Olá Jaque,
    Obrigada pelo carinho.
    Q o seu dia do amigo tenha sido de alegria, e que vc tenha compartilhado esta alegria com aqueles amigos que estao sempre ao seu redor e que te amam de verdd.
    Um bjo no seu coração...

    ResponderExcluir
  8. Oiiii Amigosss...

    Eu num disse que vcs são especiais... Amo ter amigos como vocês, muito obrigada por cada recadinho.

    Um abração!!!
    Jaque

    ResponderExcluir
  9. Oiee Jaque, minha querida irmã em Cristo, amiga blogueira.... vi hoje essa postagem sobre AMIGOS. PERDOE, não ter antes te desejado um FELIZ DIA DO AMIGO!
    Mas, saiba que já a tenho como uma amiga abençoada e que és muito especial pra mim tbm. Obrigada pelo carinho e espaço pra demonstrar seu carinho e atenção por suas amigas blogueiras.
    Deus te abençõe e que essa amizade virtual perdure com QUALIDADE, AMOR,CARINHO, ETC.
    ABRAÇÃO E BJUS

    ResponderExcluir
  10. oláaa amada.Acho que meu blog foi rackeado com meu orkut.Meu novo endereço pra me seguir no meu novo espaço tá.http://si-monepires.blogspot.com
    Abço!Deus a abençõe

    ResponderExcluir
  11. Amei a mensagem,Deus abençoe e continue te usando .Abçs
    Yolanda Mareko
    http://yolandamareko.blogspot.com

    ResponderExcluir

Olá Amados...
É muito bom saber que você veio visitar meu Jardim.
E para que ele fique ainda mais florido, o seu comentário será de enorme valor.
Um abração e muito obrigado pela visita!!!
Jaque