sexta-feira, 3 de junho de 2011

Os olhos de quem vê

Um dia, um pai de família rica, grande empresário, levou seu filho para viajar até um lugarejo com o firme propósito de mostrar o quanto às pessoas podem ser pobres.

O objetivo era convencer o filho da necessidade de valorizar os bens materiais que possuía, o status, o prestígio social; o pai queria desde cedo passar esses valores para seu herdeiro.

Eles ficaram um dia e uma noite numa pequena casa de taipa, de um morador da fazenda de seu primo...

Quando retornavam da viagem, o pai perguntou ao filho:
- E aí, filhão, como foi à viagem para você?
- Muito boa, papai.
- Você viu a diferença entre viver com riqueza e viver na pobreza?
- Sim pai! Retrucou o filho, pensativamente.
- E o que você aprendeu com tudo o que viu naquele lugar tão paupérrimo?
O menino respondeu:

- É pai, eu vi que nós temos só um cachorro em casa, e eles têm quatro.
Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim, eles têm um riacho que não tem fim.
Nós temos uma varanda coberta e iluminada com lâmpadas fluorescentes e eles têm as estrelas e a lua no céu.
Nosso quintal vai até o portão de entrada e eles têm uma floresta inteirinha.
Nós temos alguns canários em uma gaiola eles têm todas as aves que a natureza pode oferecer-lhes, soltas!
O filho suspirou e continuou:
- E além do mais papai, observei que eles oram antes de qualquer refeição, enquanto que nós em casa, sentamos à mesa falando de negócios, dólar, eventos sociais, daí comemos, empurramos o prato e pronto!

No quarto onde fui dormir com o Tonho, passei vergonha, pois não sabia sequer orar, enquanto que ele se ajoelhou e agradeceu a Deus por tudo, inclusive a nossa visita na casa deles. Lá em casa, vamos para o quarto, deitamos, assistimos televisão e dormimos.

Outra coisa papai, dormi na rede do Tonho, enquanto que ele dormiu no chão, pois não havia uma rede para cada um de nós.

Na nossa casa colocamos a Maristela, nossa empregada, para dormir naquele quarto onde guardamos entulhos, sem nenhum conforto, apesar de termos camas macias e cheirosas sobrando.

Conforme o garoto falava, seu pai ficava estupefado, sem graça e envergonhado.

O filho na sua sábia ingenuidade e no seu brilhante desabafo levantou-se, abraçou o pai e ainda acrescentou:

- Obrigado papai, por me haver mostrado o quanto nós somos pobres!


MORAL DA HISTÓRIA:
Não é o que você tem, onde está ou o que faz que irá determinar a sua felicidade; mas o que você pensa sobre isto! Tudo o que você tem, depende da maneira como você olha, da maneira como você valoriza. Se você tem amor e sobrevive nesta vida com dignidade, tem atitudes positivas e partilha com benevolência suas coisas, então... Você tem tudo!

Na Palavra de Deus diz assim: "Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração.” (Mateus 6:19-21)

Hoje em dia as pessoas estão mais interessadas em acumular bens, do que se preocupar em mostrar o verdadeiro valor que devemos passar para nossa família. Muitas das vezes o consumismo entra nas casas das pessoas para tentar fazer com que as pessoas se esqueçam de seus problemas interiores, mas nada pode preencher o vazio do coração do homem, senão a doce presença de Deus.

Eu sempre fui consumista, gostando de ter roupas, sapatos e acessórios tudo na moda, mas com o tempo fui aprendendo que essas coisas só me traziam uma falsa alegria, porque era momentânea. Hoje, graças a Deus e as circustâncias que tive que enfrentar, fui curada deste mal, pois aprendi a me contentar com o que tenho, sendo feliz sem precisar das coisas deste mundo.

Quero encorajá-los a dar lugar ao Espírito Santo de Deus e deixar com que Ele possa trazer paz e alegria dentro do seu lar. Pois nada material pode ocupar o lugar de Deus em nossos corações e nem na nossa família. Quais valores você tem ensinado para sua família? O que tráz mais alegria ao seu coração: Comprar exageradamente, sem necessidades verdadeiras ou a doce presença de Deus?

Chegou a hora de rever os nossos valores!!!

Tenha um dia abençoado... afinal, o fim de semana está chegando né. Curtem sua família com carinho e atenção, sem ter que gastar nada para que isso aconteça, tenho certeza que vocês serão surpreendidos por Deus, nosso Senhor e Pai.

Um abração!!!

Jaqueline Raquel

11 comentários:

  1. QUERO FALAR PARA VC QUE TE AMO MINHA IRMÃ, FICO MUITO FELIZ QUANDO VC VAI NO BLOGS E PARTICIPA, ESTOU DEVENDO PRA VC TB, EU ESTOU QUASE SEM TEMPO. MAIS ORO POR VC E PELAS MINHAS OUTRAS IRMÃS.
    EU TE AMO E IMAGINE COMO AMA VC JESUS?
    ABRAÇOSSS AMIGA

    ResponderExcluir
  2. Seu blog é muito interessante...
    Estou te seguindo.... Tenha um Lindo Dia!
    Siga meus Blogs: http://cartasdeumcoracao.blogspot.com/
    E http://deusemminhaalma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. A PAZ AMIGA DO MEU TUM TUM TUM...É VERDADE TEMOS QUE DAR VALOR AS PEQUENAS COISAS, POIS É DELAS QUE VEM O MELHOR PRA NOSSAS VIDAS, ASSIM COMO UMA SIMPLES PALAVRA NA HORA QUE PRECISAMOS...AGRADEÇO A DEUS POR SUA VIDA E PELA NOSSA AMIZADE MESMO QUE DE LONGE...TE AMOOO BJOS KÁ

    ResponderExcluir
  4. Oi Jaque!!!
    Obrigada pela presenca no meu cantinho!
    Pelas lindas palavras!!
    Amei este txto!
    Sabe, se temos o Espirito Santo vivendo em nos no controle de tudo...nada mais precisamos nao e mesmo?
    Muitos bjussssssss
    Fk na paz
    Marly

    ResponderExcluir
  5. Oi Jaque!
    Excelente mensagem, já conhecia essa história, mas fazia tempo que tinha lido. Adorei reler. Precisamos sempre dar graças a Deus por tudo!
    Beijos carinhosos e um abençoado final de semana.

    ResponderExcluir
  6. O Senhor fala para termos um coração igual a de uma criança.Tá explicado, o olhar é outro.Como sempre arrasando Jaque.
    Quero compartilhar http://midimafra.blogspot.com/ tem um video que me fez ficar com vontade de estar junto deles, dê uma olhada.BJSSSS

    ResponderExcluir
  7. ola querida obrigada pela sua visita é mtu bom recebela. vim aqui para desejarte um bom findi semana. fica na paz do Senhor beijinhus da gabi a esse blog é mtu lindooooooooooooooo

    ResponderExcluir
  8. Olá Jaque, obrigada pelo carinho. Mas meu blog nao é tao lindo qto o seu, me encatei por ele.
    Estarei sempre por aki te seguindo. Um forte abraço ... FICA COM DEUS.

    ResponderExcluir
  9. tem uma frase do Pr. Mathew Henry que diz : Não é a pobreza, mas a insastifação que torna um homem infeliz.


    Amiga te desejo uma boa noite

    ResponderExcluir
  10. Muito linda a mensagem .Realmente o que mais importa é o agir do Espírito Santo em nossas vidas através da palavra viva de Deus.
    Basta dar lugar a Ele para a sua graça vir sobre nós ,Ele nos fala através das coisas mais simples,mas as vezes fechamos não só os olhos mas o nosso coração.
    TE AMO!!!!
    Que a cada novo dia possamos viver sobre as bençãos do Senhor...Buscando sempre o amor entre todos e levando a Palavra de vida que Cristo nos ensina.
    BEIJINHOS....Da amiga que Te amo ,MARÍLIA.

    ResponderExcluir
  11. Minha querida, obrigada por visitar meu blog e pelas palavras carinhosas. Que bom quando aprendemos a valorizar os bens que jamais perecerão, pois valerão por toda a eternidade,que é o amor, a fé, a esperança, o respeito, o conhecimento da Palavra. Tenha um dia sob os cuidados do Amado de nossas vidas. Bjs! Linda mensagem!

    ResponderExcluir

Olá Amados...
É muito bom saber que você veio visitar meu Jardim.
E para que ele fique ainda mais florido, o seu comentário será de enorme valor.
Um abração e muito obrigado pela visita!!!
Jaque