terça-feira, 7 de junho de 2011

Reações

“Jó não culpou Deus de coisa alguma.” (Jó 1:22b)

Jó era um homem admirável por seu caráter, temor a Deus e também por suas atitudes. O próprio Deus o elogia diante de satanás, dizendo que não havia ninguém na terra como ele. Um homem integro, confiável, acima de qualquer suspeita. Satanás questionava: “Será mesmo?” e desafia: tire deste homem tudo o que tem e veja sua reação – certamente amaldiçoará seu Deus. Então, num dia que parecia ser como qualquer outro, Jó soube que perdera todos os seus rebanhos e boa parte de seus empregados, além de seus amados filhos todos, de uma só vez. O que você faria? Como reagimos numa situação dessas?

Nossa tendência é olhar para o céu e culpar aquele que governa o mundo. Não é coincidência o fato de muitos dizerem “Meu Deus!” quando recebem uma notícia ruim. Geralmente, não é um apelo por ajuda, mas algo como “Puxa, Deus, precisava de ser tão mau comigo?”. A verdade é que as pessoas, cristãs ou não, tendem a culpar o Senhor quando acontecem coisas ruins, esquecendo tudo de bom que Ele já fez por elas. Temos de achar um culpado e, se não há ninguém por perto para culpar, o jeito é reclamar com Deus, afinal, Ele tem tudo nas mãos e é o grande responsável pelas circunstâncias em que nos achamos.

Jó não recebeu uma notícia ruim, mas uma seqüência delas. No seu lugar, qualquer um se desesperaria. Mas ele teve uma reação admirável: admitiu que tudo o que tinha fora dado pelo Senhor, então Deus tinha todo o direito de levar seus bens e filhos: Deus deu, Deus tirou. Ele não se revoltou, mas aceitou tudo aquilo e até louvou o Senhor! Precisamos lembrar-nos sempre relembrar que Deus está no controle de nossas vidas, nos sustenta e é a Ele que pertencem nossos bens. Mesmo se perdemos tudo, Ele nos ajudará a continuar vivendo. Que tenhamos uma vida tão consagrada a Deus que possamos louvá-lo independentes das circunstâncias, como Jó fez.

Imitar Jó é uma proposta, mas é preciso começar pelo começo: mantendo sempre comunhão com Deus.

(Escrito por Vanessa Weiler Ribas – Pão diário 14)


Olá Amigos do Blog

Hoje pela manhã, quando fui ler meu pão diário, fui muito tocada por essa mensagem. Pois seria muito bom que todos nós seguíssemos o exemplo de Jó, que não culpou a Deus por nada e ainda foi elogiado pelo nosso Pai celestial.

Temos realmente a reação de tentar achar um culpado para as coisas que acontecem conosco durante o dia a dia. Mas será que Deus merece ser culpado???

Precisamos temer ao Senhor acima de todas as coisas, pois só Ele é capaz de nos ajudar independente das lutas que viéssemos a passar.

O Senhor não desiste de nós e nem nos desampara. Só Ele sabe o que é melhor para nossas vidas, mesmo que as lutas sejam grandes, mesmo que as perdas sejam duras, só Ele tem o tempo certo para todas as coisas.

“Então, em resposta ao Senhor, Jó disse: “Eu reconheço que para ti nada é impossível e que nenhum dos teus planos pode ser impedido. Tu me perguntaste como me atrevi a por em dúvida a tua sabedoria, visto que sou tão ignorante. É que falei de coisas que eu não compreendia, coisas que eram maravilhosas demais para mim e que eu não podia entender. Tu me mandaste escutar o que estavas dizendo e responder às tuas perguntas. Antes eu te conhecia só de ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos. Pois isso, estou envergonhado de tudo o que disse e me arrependo, sentado aqui no chão, num monte de cinzas “” (Jó 42:1-6).

Só no final de toda luta vivida por Jó, que Ele foi reconhecer que só conhecia Deus de ouvir falar. Acho lindo esses versículos, pois realmente não conhecemos Deus completamente, porque muitas vezes achamos que Ele tem a obrigação de cuidar de nós, de nos dar segurança, conforto, alegria, paz e até mesmo bênçãos materiais para nos suprir. Só que Deus não é qualquer homem, nem é nosso servo. Nós é que somos servos do nosso amado Senhor Jesus. Devemos a Ele respeito e honra, pois não seriamos nada senão fosse a graça Dele.

Desejo que essa mensagem de hoje, possa ter falado ao seu coração, assim como falou comigo. Não importa a luta em que você esteja passando, sei que Deus estará contigo sempre. O que importa para nós neste dia é que temos que controlar as nossas reações diante dessas lutas, pois não podemos culpar Aquele que sabe o que é melhor para nós e tem dia e hora certa para nos abençoar.

Um abração a todos!!!

Jaqueline Raquel

6 comentários:

  1. Gosto muito do salmo 31:15 em que diz: Mas, no meio disso tudo, continuei confiando em Ti, Senhor. Eu disse: Tu és o meu Deus. Todos os dias da minha vida são controlados por Ti. O salmista acreditava que toda a sua vida estava sob o controle de Deus,m quando cremos assim paramos de reclamar e perguntar. Que possamos descansemos que TODOS os nossos dias estão nas maões do Senhor!!

    Amiga te desejo uma boa semana.

    ResponderExcluir
  2. Ser elogiado por Deus, tem noção de quão grandioso !! Jó de fato é um exemplo, essa reflexão mas faz lembrar : "bem vindo servo bom e fiel" e me da mais força pra conntinuar a caminhada, a maior recompensa é um dia ser recebida com o sorriso do pai !!

    http://virtuosissima.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Costumo sempre dizer que Deus não nos da tudo aquilo que pedimos mas nos supre todos os dias com o que é necessario.Jó realmente foi um homem segundo o coração de DEUS,E não se deixou abater pelo inimigo.Do livro de jó uma das partes mais bonitas e que me chama a atençao é a seguinte:

    "Então sua mulher lhe disse: Ainda reténs a tua sinceridade? Amaldiçoa a Deus, e morre.
    Porém ele lhe disse: Como fala qualquer doida, falas tu; receberemos o bem de Deus, e não receberíamos o mal? Em tudo isto não pecou Jó com os seus lábios."


    Hoje em dias existem muitas pessoas como a mulher de Jó que querem apenas receber bençãos e quando chega os dias no deserto onde Deus nos leva a passar por provações e testes ai o(a) camarada pula fora e culpa a Deus,diz que Ele tem culpa de tudo.Servir a Deus em dias de bonança e paz é muito bom,agora aceitar as dificuldades como degraus para a salvação ai é que o bicho pega!Amiga a postagem de hoje foi excelente,parabéns!Fique na Paz do Papai!

    ResponderExcluir
  4. Querida Jaque, seu blog foi a minha primeira leitura do dia, e me levou a refletir sobre minha forma de pensar em algumas situaçoes da minha vida.
    Nós devemos ser como Jó reconhecer o amor e cuidado do Senhor em todas as situações, pq depois seremos reconpensados de formos fieis!

    Deus te abençoe!!

    ResponderExcluir
  5. A PAZ AMIGA DO MEU TUM TUM, QUE LINDA SUA POSTAGEM , COMO É MARAVILHO VERMOS A FÉ DE JÓ, O AMOR DELE PELO NOSSO DEUS, QUE TODOS NÓS POSSAMOS TER EM AMOR DENTRO DE NÓS, POIS SÓ ASSIM PODEMOS TER A DUPLA HONRA DO SENHOR EM NOSSAS VIDAS... TE AMOOOO KÁ

    ResponderExcluir
  6. Amiga vim so lhe deixar um versículo para reflexão e dizer que te amo muitão.Bjus Tenha um ótimo dia!


    Pelo caminho de Sião perguntarão, para ali voltarão os seus rostos, dizendo: Vinde, e unamo-nos ao SENHOR, numa aliança eterna que nunca será esquecida. Jeremias 50:5

    ResponderExcluir

Olá Amados...
É muito bom saber que você veio visitar meu Jardim.
E para que ele fique ainda mais florido, o seu comentário será de enorme valor.
Um abração e muito obrigado pela visita!!!
Jaque