quinta-feira, 23 de junho de 2011

Nivelando montes e outeiros (Chovendo no Deserto)

Olá amigos...

Hoje estou aqui com mais uma parte do livro “Chovendo no Deserto”, espero que estas Palavras possam estar trazendo luz ao seu coração, na mesma proporção que trouxe ao meu quando li pela primeira vez.

“... E nivelados todos os montes e outeiros...” (Lc. 3:5.)

Os montes e os outeiros são o segundo obstáculo que pode impedir a intervenção de Deus em seu deserto. Para que o Senhor possa atuar no deserto da sua vida, é preciso também nivelar os montes e os outeiros.

O monte é uma notável elevação, ou seja, é grande; já o outeiro é uma pequena elevação, é um pequeno monte. Quantas vezes você se preocupa com as grandes coisas, com os montes, e passa despercebido pelas pequeninas? Entretanto, não tropeçamos nas montanhas, e sim, nas pedrinhas, nas pequenas coisas; os outeiros é que nos fazem tropeçar. No livro de Cantares o escritor já nos adverte sobre os perigos daquilo que consideramos pequeno, pois os desastres que provocam são enormes: “Apanhai-me as raposas, as raposinhas, que devastam os vinhedos...” (Ct. 2:15). As coisas grandes, você as vê e se livra delas, mas as pequeninas entram, destroem toda a vinha e transformam a sua vida em um deserto.

O caminho do Senhor é reto, sem vales, nem outeiros ou montes. É preciso nivelar, colocar no mesmo plano aquilo que está tortuoso. E em que plano? No plano de Deus. Não podemos permitir que montes e outeiros desnivelem o nosso caminho, tornando-o escabroso. Não devemos deixar que pecados entortem os nossos caminhos. Precisamos prepará-los para que Deus possa caminhar conosco. O caminho do Senhor é reto, é amor, perdão e paz! Precisamos passar pelo prumo do Senhor: “Então, me disse o Senhor: Eis que porei o prumo no meio do meu povo...” (Am. 7:8). Temos que permitir o prumo do Senhor em nossa vida para nivelar os nossos caminhos ao caminho do Senhor.

Às vezes, acumulamos montanhas dentro de nós. Elas podem ter inicio com uma palavra dura, com uma situação desagradável, com uma ofensa vinda de um irmão... Essas coisas vão se amontoando e se transformando em uma montanha gigantesca. Não acumule as pedras recebidas em seu caminho, porque elas poderão se transformar numa barreira intransponível. Faça delas um altar para o Senhor. Isso só é possível à medida que você perdoa e ama aqueles que o ofendem. Perdoando, você glorifica a Deus, como afirma o Senhor Jesus: “Porque em verdade vos afirmo que, se alguém disser a este monte: Ergue-te e lança-te o mar, e não duvidar no seu coração, mas crer que se fará o que diz, assim será com ele. Por isso vos digo que tudo quanto em oração pedirdes, crede que recebestes, e será assim convosco. E, quando estiverdes orando, se tendes alguma coisa contra alguém, perdoai, para que o vosso Pai celestial vos perdoe as vossas ofensas.” (Mc. 11:23-25)

Veja como as palavras “monte” e “perdão” estão relacionados. Podemos criar montes em nossa vida quando não liberamos o perdão. Perdoar não depende do outro, e sim, de você. Não importa se você foi ofendido ou se ofendeu. O perdão precisa ser liberado para que as chuvas das bênçãos de Deus caiam sobre o seu deserto. O passado é imutável, mas quando você o vê com os olhos do perdão, anula o seu poder destruidor sobre o presente e sobre o futuro. Algumas pessoas dizem: “Ah, eu perdôo, mas não esqueço!” Falam isso com o coração fechado, como se isso fosse uma questão irrevogável. Perdoar realmente não é esquecer, porque ninguém, pelo fato de ter perdoado, sofre de amnésia. Perdoar é lembrar sem angustia, sem ódio ou mágoa.

Outros nutrem amargura contra o próprio Deus, achando que Ele errou em uma situação ou foi indiferente diante de um momento de dor. Deus nunca esta indiferente ou se mostra impotente. A Bíblia nos afirma que as nossas iniqüidades, os nossos pecados, os nossos montes é que fazem separação entre nós e Deus.

Às vezes, estamos vivendo um momento de disciplina do Senhor e não compreendemos. A disciplina produz em nós um deserto, entretanto, o Senhor está operando nela para que sejam produzidos frutos de paz e de justiça, “porque o Senhor corrige a quem ama... É para disciplina que perseverais (Deus vos trata como filhos); pois que o filho há que o pai não corrige?” (Hb. 12: 6-7). Não seja como os filhos de Israel, que passaram pelo deserto com murmurações e cansaço. Eles poderiam ter atravessado o deserto em quatro dias, contudo passaram quarenta anos peregrinando nele devido à sua conduta diante de Deus. Não murmure contra o Senhor. Aprenda a confiar e a descansar inteiramente Nele.

Amados, ouça a Palavra de Deus que nos ensina a nivelar os montes e os outeiros para experimentarmos a chuva abundante do Senhor, a confessar nossos pecados, a liberar o perdão, a derramar o nosso coração diante Dele.

Oração:
“Senhor Deus e Pai, sei que és poderoso para fazer muito além daquilo que pedimos ou pensamos, e queres transformar todo deserto em jardim. Perscruta Senhor, o meu infinito e revela o que devo nivelar. Quero preparar teu caminho, quero ser um removedor de montanhas, para tua honra e glória. Neste momento, Senhor, eu me arrependo por todo monte e outeiro que ergui; e, pela fé e na autoridade do Nome de Jesus, pego essas montanhas e as lanço no mar, nivelando todos os montes e outeiros da minha vida. Sou um removedor de montanhas e anseio por tua chuva em meu deserto. Em nome de Jesus, amém!”

Um abração a todos e curtam este feriadão na presença do Senhor!!!

Jaqueline Raquel

4 comentários:

  1. OIEE, JAQUE. A PAZ AMADA.
    OLHA, VERDADEIRAMENTE NÓS, COMO VASOS DE DEUS (Jr. 18), PRECISAMOS SER MOLDADOS PELO OLEIRO, POIS, AO LER SUA POSTAGEM, LEMBREI E ESTAVA MEDITANDO: PARA NIVELARMOS ALGO EM NOSSAS VIDAS "MONTES OU OUTEIROS", É PRECISO TBM PERMITIR QUE DEUS NOS MOLDE A CADA DIA.ISTO É UM PROCESSO CONSTANTE, PQ DEUS ESTÁ SEMPRE NOS MOLDANDO EM ALGO, PARA NOS USAR PRA SUA GLÓRIA.
    ALELUIA!!
    EU, PARTICULARMNETE, ULTIMAMENTE, TENHO BUSCADO NIVELAR MUITOS MONTES E OUTERISO EM MINHA VIDA; E TENHO PERCEBIDO A MÃO DE DEUS ME TRATANDO PARA ME FAZER UM VASO PERFEITO EM SUAS MÃOS.
    GLÓRIA A DEUS!
    E LOUVO A DEUS,PQ TENHO EXPERIMENTADO COISAS TREMENDAS DA PARTE DE DEUS.
    "DEUS CONHECE MINHAS LIMITAÇÕES, FRAQUEZAS, MAS, MESMO ASSIM, ELE QUER USAR, E DESTA FORMA ELE TEM ME MOLDADO.DEUS É MARAVILHOSO!!!
    DEUS CONTINUE TE ABENÇOANDO A CADA DIA COM ESSE BLOG ABENÇOADO.
    ABRAÇOSSS

    ResponderExcluir
  2. OI jackeline,em Rm 8: 29 e nos tornarmos semelhantes a Jesus Cristo e como filhos Deus irá trabalhar para lapida esse caráter em nós por isso Paulo disse TODAS as coisas COOPERAM.

    Amiga te desejo uma boa noite

    ResponderExcluir
  3. A paz de Cristo amada! Amei o seu blog, e já estou seguindo. Deus abençoe sua noite. Bjo mulheres no peniel

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela beleza de seu blog.
    Não conheço este livro "chovendo no deserto"; mas gostei e vou procurar comprá-lo.

    E vou ficar por aqui este blog alegrou os meus olhos nesta tarde fria. Abençoado Final de Semana.

    Paz

    ResponderExcluir

Olá Amados...
É muito bom saber que você veio visitar meu Jardim.
E para que ele fique ainda mais florido, o seu comentário será de enorme valor.
Um abração e muito obrigado pela visita!!!
Jaque