domingo, 3 de abril de 2011

É preciso Crescer!!!

“O propósito é que não sejamos mais como crianças, levados de um lado para outro pelas ondas, nem jogados para cá e para lá por todo vento de doutrina e pela astucia e esperteza de homens que induzem ao erro.” (Efésios 4:14)

Hoje pela manhã tive a oportunidade de ouvir estas Palavras ditas pelo Apóstolo Paulo de uma forma muito legal e prática, pois elas são reveladoras e necessitam de uma atenção especial de nossa parte. Ele afirma que não devemos ser como meninos, agitados de um lado para o outro, ou seja, não podemos permanecer crianças pelo resto de nossas vidas, nascer implica em crescer e se desenvolver.

Uma criança saudável tem como parte de seu ciclo vital o crescer e o se desenvolver e Paulo está falando isso aos cristãos. O “nascer de novo” não é suficiente. Deus nos chama para crescer, para que nos tornemos maduros e cada vez mais parecidos com o mestre Jesus (Ef. 4:13). Deus não nos salvou e nos livrou do pesado julgo do diabo para que fossemos crianças para sempre. Não faz parte dos planos do Senhor que sejamos bebê ou meninos espirituais durante toda a nossa vida.

Sabemos que CRESCER, nem sempre é fácil, crescer causa dor, sofrimento, porque muda o nosso corpo por completo. Você já deve ter ouvido algumas pessoas dizer que uma criança foi levada ao médico com dores no corpo e que o médico disse que é a “dor do crescimento”? Pois é, com a gente não é diferente, porque quando passamos por transformações em nossas vidas, sofremos de alguma forma para sermos fortalecidos, crescendo com maturidade.

Mas temos que ficar atentos com as astucias do diabo, porque o desejo dele é somente matar, roubar e destruir, ele não quer que sejamos maduros o suficiente para vencermos na vida, ele tenta nos aprisionar na infância espiritual e tal infância nos faz andar o tempo todo como pessoas adormecidas na luz, que não fazem a menor diferença em meio às densas trevas desse mundo.

É raro encontrar uma criança que não é facilmente manipulada, que não é atraída pelas coisas bonitas e gostosas deste mundo, basta oferecer uma bala e ela logo aceita, e muitas vezes é chamada de “Maria vai com as outras”, porque ainda não tem uma formação de identidade e segurança para dizer “NÃO” e se manter firme em todo tempo.

Outro fator que nos impede de crescer, são as conceitos e valores que recebemos desde criança, porque ficamos agarrados as essas raízes que prendem a nossa vida espiritual. Um exemplo disso foi que certa vez eu vi uma criança apanhando de outra criança, e um adulto chegou perto e disse assim: “Menino, você tem que bater também, não pode deixar as pessoas fazer isso com você.”, daí ele disse assim: “Não tio, eu vou é orar por ele, porque sei que Deus se encarrega de fazer esta parte”. Ahh vocês não imaginam como eu fiquei impactada com essa criança, abracei ele e o levei para casa, alegre de saber que seus conceitos eram diferenciados dos demais, que pensam em “dar o troco”. Sabe amados, o triste é saber que isso ainda acontece com muitas pessoas.

E por esses motivos (fraqueza, manipulação e conceitos/valores da infância) que muitas pessoas se deixam ser levados de um lado para o outro, basta uma ondinha mais forte, um vento mais impetuoso, um argumento aparentemente mais convincente, um presente embrulhado em um papel mais bonito, uma recompensa mais imediata, palavras mais coloridas, para serem levados conforme o vento e até abrir mão da sua Salvação.

Irmãos nós precisamos acordar para vida e voltar a crescer, não podemos mais estar estagnados. O crescimento é necessário para que nos tornemos mais parecidos com Cristo, Ele é o nosso padrão de crescimento, sempre! Para saber o quanto você já cresceu e amadureceu, basta observar e refletir o quanto você se parece com Jesus.

Não nos basta mais dizermos que amamos Jesus, é preciso amar com o amor Dele, perdoar da mesma forma que Ele perdoou, relacionar com o Pai como Ele se relacionou, entregar nossa vida em favor do outro como Ele entregou, servir às pessoas como Ele serviu, abrir mão das coisas deste mundo como Ele se desapegou (afinal não levaremos nada daqui mesmo), e por fim, andarmos nessa terra como Ele andou.

Se você tem andado como menino, se o crescimento natural e esperado para a sua vida não tem acontecido, saiba que se você firmar a sua vida na Rocha que é Jesus é possível crescer. Pois não nascemos para sermos agitados de um lado para o outro, nascemos para crescer, nos alimentando do Pão da Palavra, bebendo da água da vida, firmados na rocha que é mais alta do que todos nós!

Deus te abençoe e te faça crescer Nele e com Ele.

Um grande abraço e até amanhã!!!

Jaque

2 comentários:

  1. Parabéns pelo texto Jaque,

    Hoje a igeja precisa de pessoas maduras para ajudarem as mais novas.

    Buscando a Deus e desenvolvendo um relaconamento com Ele é o segredo.

    Pra. Thaís itaborahy

    www.palavradevidaaocoracao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. A PAZ..QUE BLOG ABENÇOADO, PRECISAMOS DIMINUIR PRA QUE O SENHOR CRESÇA CADA DIA MAIS EM NOSSAS VIDAS, QUE VC E SUA FAMILIA SEJA BENÇÃO NAS MÃOS DO NOSSO DEUS..BJO KÁ

    ResponderExcluir

Olá Amados...
É muito bom saber que você veio visitar meu Jardim.
E para que ele fique ainda mais florido, o seu comentário será de enorme valor.
Um abração e muito obrigado pela visita!!!
Jaque