segunda-feira, 11 de abril de 2011

Vencendo os desertos da Vida

“Como são felizes os que em Ti encontram forças, e os peregrinos de coração! Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono também o enchem de cisternas” (Salmos 84:5-6 - NVI)
Amados amigos em Cristo... No culto de ontem o Pastor da igreja em que estou congregando ministrou todo o texto de Salmos 84 e como sou apaixonada pela Palavra de Deus, fui mais uma vez preenchida de uma maneira muito especial. Mas quero ressaltar somente sobre os dois versículos citados acima, pois eles me chamaram muito atenção, pois o vale de Baca quer dizer vale de lágrimas, lugar árido, deserto, seco e sem água. E as cisternas quer dizer bênçãos.
Então, pensando nestas Palavras pude refletir em minha vida, pois um tempo atrás eu passei por um deserto bem estreito em minha vida, devido minha mudança de um Estado para outro. Mesmo porque não é fácil começar uma vida toda de novo, pois onde eu morava, já conhecia tudo, tinha meus amigos, ministérios na Igreja, minha família, minha célula e tudo era muito prazeroso para mim, pois sempre amei as coisas que eu fazia e o estilo de vida que tínhamos. Mas depois da mudança, tudo foi diferente, tivemos que procurar padaria, supermercado, farmácia, e o mais importante de tudo: a Igreja. Sem contar a solidão. Sendo assim me sentia cada vez mais triste e sozinha neste deserto, e os meus olhos estavam focados nos problemas e não nas oportunidades que o Senhor estava me proporcionando.
Amados, eu creio que Deus dá um deserto para cada cristão. Um deserto completo, exclusivo, com todas as características que fazem dele um lugar temido, de provação, mas também de crescimento, de alegria e amor. Falo isso, porque todo o deserto que já enfrentei em minha vida, me fez olhar para Deus de forma diferente, me fez apreciar ainda mais a sua Palavra e buscar respostas no Senhor, por isso que muitas vezes o deserto trouxe crescimento e prazer em depender completamente de Deus.
Existem pessoas que ignoram o seu deserto e fica o tempo todo imaginado que ele não existe ou que é uma maldição. Mas muitas vezes se enganam, pois acham que Deus não lhes daria desertos, mas somente pastos verdejantes. Por isso tem dificuldade de crescer, vivem alienados, descontentes e murmurando por todos os lados.
Mas não adianta ignorar o deserto, porque ele sempre estará lá, até que você enxergue e tome uma nova posição de vida. Como eu disse antes... Quando o deserto vem, só focamos nas areias quentes, no sol escaldante, no frio da madrugada, nos perigos diversos, ou seja, nos problemas. Mas não enxergamos a nuvem de Deus que nos acompanha durante o dia e a coluna de fogo que aquece durante a noite, nos dando auxilio, amor e proteção.
Por isso que ao ler este texto de Salmos 84:5-6, eu fui impactada por Deus, pois é no deserto que somos fortalecidos no Senhor e é apartir dele que nos dispomos a ser “Peregrinos de coração”, que nada mais é que desejar seguir a estrada da Vida Eterna. O Senhor disse que ao passar pelo vale das lágrimas, ele fica cheio de fontes de água e as primeiras chuvas o cobrem de bênçãos. Isso é lindo demais Irmãos, pois temos que olhar as coisas boas do deserto, temos que ser otimistas e não mimados como crianças que só conseguem enxergar o amor de seus pais quando recebem presentes, devemos amar a Deus incondicionalmente, não importando as circunstâncias. Em primeiro lugar nós precisamos passar pelo deserto para sabermos quem somos, e segundo lugar para conhecermos verdadeiramente a Deus.
E foi passando pelo deserto que tomei coragem de fazer este blog, através de uma simples palavra escrita pela Helena Tanurre onde ela dizia assim: Ministério é grande, não pelo número de pessoas que atinge, mas pelo efeito que ele produz nessas pessoas. Não despreze o que Deus te dá hoje. Seja fiel no pouco, não espere pelo muito. Confie, pois Deus sabe que você tem estrutura para suportar. Se Deus usar você para transformar uma vida, já vai ter valido a pena viver.” Ahhh como essas palavras tocaram em meu coração, pois além de passar pelo deserto da mudança e sozinha, eu estava me sentindo inútil por não estar fazendo “nada” para Deus, foi aí que estas palavras me animaram a fazer este blog, pois sei que mesmo que as minhas palavras não alcancem o mundo todo, ou as pessoas que eu desejaria alcançar, eu sei que se alcançar uma pessoa apenas, já vai ter valido a pena.
Vivemos nestes últimos dias, uma tristeza terrível, pelo massacre das crianças no RJ, mas o que me assusta é que ainda existem muitos Wellingtons vivos por aí, precisando da nossa Palavra, da nossa ajuda, por isso que é fundamental proclamar o nome de Jesus de todas as formas possíveis. O menino Wellington planejou tudo com antecedência usando os recursos da internet, mas talvez se ele tivesse encontrado pessoas dispostas a ajudá-lo, com certeza essa barbaridade não teria acontecido. Por esse e outros motivos, que desejo ardentemente continuar divulgando o amor de Deus através deste blog e conto com a sua ajuda para tornar isso real. Como disse Paulo: “Em tudo tenho mostrado a vocês que é trabalhando assim que podemos ajudar os necessitados. Lembre das palavras do Senhor Jesus: É mais feliz quem dá do que quem recebe” (Atos 20:35 - NTLH).
Amados... Eu não sei qual o deserto que você tem enfrentado, eu só sei que cada deserto é exclusivo e único, mas eu tenho certeza que no deserto nós não estamos sozinhos como parece, pois Deus está presente em meio às circunstâncias difíceis, fazendo do deserto um manancial de Bênçãos. Se não focarmos somente nos problemas e nas lutas, poderemos experimentar o agir de Deus nas mínimas coisas, mesmo passando pelo deserto. Pois o Senhor tem cuidado de nós com muito carinho e amor, e quer que saiamos do outro lado como verdadeiros vencedores.
Não desista!!! Lute até o fim!!!! O Senhor tem promessas para se cumprir na minha e na sua vida, mas temos que tomar posse da Vitória no Nome de Jesus!!! 
Tenham uma semana abençoada...
Jaque

7 comentários:

  1. oieee Jaque, q bênção seu blog!
    Deus te abençoee muito!


    bjos!

    ResponderExcluir
  2. Jaqueline.

    Esta reflexão bíblica é bastante edificante.

    Realmente, na caminhada da vida cristã existem momentos de deserto. Até Jesus Cristo passou por um, sendo levado a este lugar pelo Espírito Santo. Em jejum, foi tentado pelo diabo, não murmurou contra Deus por causa dessa situação, antes, citou as Escrituras Sagradas e pelas citações bíblicas venceu o inimigo de nossas almas. Conferîr: Lucas 4.1-13.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  3. Oi amada, que lindo!! amei. Olha eu sei que o deserto é realmente preocupante e concordo com você, vamos virar a cabeça para frente e parar de olhar para trás e virar estátuas de sal.\pois Deus está nos cuidando.Te amo em Cristo BJS.

    ResponderExcluir
  4. Muito lindooo.Já passei por deserto antes mas esse em que estou vivendo sem dúvida é o melhor, parei de enxergar o sol escaldante e as areias quentes e comecei a olhar as coisas boas e tem sido maravilhoso pois tenho tido experiências tremenda com DEUS por isso eu louvo e esalto ao nosso bom DEUS!!!!

    ResponderExcluir
  5. é verdade, vamos glorificar a Deus mesmo em tempos ruins pois ele é fiel e nos ama muito , obrigado Deus pela vida da Jaque e que suas benção sejam abundante em sua vida

    ResponderExcluir
  6. Amiga tremendo todas as palavras escritas , realmente muito edificante para todas as vidas que conhecem o verdadeiro amor de Deus. Agradeço ao PAI pelos desertos que enfrento, pois sei que sairei mais forte de cada um deles.Bjs

    ResponderExcluir
  7. Jaque, encontrar seu blog foi um presente de Deus!Sou grata, porque um dia o Senhor me deu uma família espiritual que tem me ajudado a atravessar o desertos dessa vida por meio de atitude e de palavras confortantes e abençoadoras como essa que vc postou. Um bj minha querida e que Deus continue te inspirando no poder do Espírito Santo. Um grande bj!

    ResponderExcluir

Olá Amados...
É muito bom saber que você veio visitar meu Jardim.
E para que ele fique ainda mais florido, o seu comentário será de enorme valor.
Um abração e muito obrigado pela visita!!!
Jaque