sexta-feira, 29 de abril de 2011

Medo x Temor

Muitas pessoas acham que Medo e Temor são as mesmas coisas, por mais que elas se pareçam entre si, elas têm conotações bem diferentes.
Medo é um sentimento que proporciona um estado de alerta demonstrado pelo receio de fazer alguma coisa, geralmente por se sentir ameaçado, tanto fisicamente como psicologicamente. Esse sentimento nos trás inquietação, susto e falta de tranqüilidade.
Mas Temor é o sentimento de profundo respeito e obediência a Deus.
Quero destacar aqui uma parte do artigo de Eliezer de Araújo, onde ele diz assim:
“Todo ser humano tem medo, não importando a sua posição. Mesmo pessoas de fé genuína têm medo.
O medo é considerado um mecanismo de defesa criado pelo Deus Eterno, a fim de que o homem se desvie de certos perigos da vida e viva com prudência.
O medo interessa a todos – não é só matéria de estudo da psicologia ou de outra ciência. É um terror, um receio ou uma inquietação, com ou sem razão de ser. Não é fraqueza admitir que se tenha medo; pelo contrário: é sinal de força reconhecê-lo para vencer, possivelmente com a ajuda de Deus.
Segundo a Bíblia, Adão foi quem primeiro experimentou o medo e sofreu com ele. Vejamos que aspectos envolveram o medo de Adão: 1) Ouviu a voz de Deus no jardim. Hoje, bem distantes do ocorrido, poderíamos achar que tal medo fosse tolice, mas após o seu ato de desobediência, aquela voz soava como ameaça para Adão e Eva. 2) Percebe-se nu. Aquilo que era comum, natural, bom, certo e puro, após o pecado foi motivo de vergonha, como se censurasse o autor da nudez. 3) Escondeu-se. Foi a primeira ocasião em que o homem fugiu de Deus, e essa fuga não lhe trouxe nenhum benefício.
Que lições temos agora após refletir sobre o medo de Adão? A causa do seu medo foi ter desobedecido a Deus, sua explicação foi falsa e sua fuga inútil, pois Deus nos vê como somos, em quaisquer circunstâncias.
Esse medo só pode ser superado reconhecendo-se o pecado, confessando-o e devolvendo o controle a Deus, para que ele cuide da situação”
Achei super interessante falar sobre esse assunto, porque realmente o medo trás um sentimento de pavor na vida das pessoas, bem diferente do Temor, que nada mais é que depender de Deus, pensando nas nossas atitudes e se aquilo que estamos fazendo está agradando a Deus ou não.
Exemplo: Antes de cometer algum pecado, o Senhor nos trás um sentimento de temor, ou seja, um alerta avisando que aquilo não agrada o coração do Pai, onde é preciso obedecê-lo. Mas depois de cometer o pecado, nos sentimos sujos, nu, assim como Adão, querendo nos esconder de tudo e de todos, nos deixando perdidos e sem direção. Sentimos medo quando nos sentimos ameaçados, quando nos afastamos cada vez mais de Deus, pois assim deixamos de receber a Graça Dele ou até a promessa da vida eterna.
Em Isaías 59:2 diz assim: “São os pecados de vocês que os separam de Deus, são as suas maldades que fazem com que Ele se esconda de vocês e não atenda as suas orações”.
Diante desta Palavra dura, mas verdadeira, precisamos temer a Deus de todo o nosso coração e de todo o nosso entendimento, porque se estivermos em apuros numa situação de risco, poderemos perder a graça de Deus simplesmente por estar em pecado. Ter medo de confessar o pecado é perder a oportunidade do perdão!
“O temor do Senhor é fonte de vida, e afasta das armadilhas da morte” (Pv.14:27). “É melhor ter pouco com temor do Senhor do que grande riqueza com inquietação” (Pv. 15:16). “O temor do Senhor conduz à vida: Quem o teme pode descansar em paz, livre de problemas” (Pv. 19:23).
Sendo assim Amados, quero concluir dizendo que vale a pena temer ao Senhor, e se houver alguma coisa na sua vida que o impeça de caminhar, por causa dos seus medos e anseios, quero te dizer que para Deus nada é impossível. Faça como Davi que ao sentir muito medo, não hesitou em confiar em Deus, ele disse no Salmos 55:17, 18 e 22: “Mas eu chamo a Deus, o Senhor, pedindo ajuda, e Ele me salva. De manhã, ao meio-dia e de noite, eu choro e me queixo, e Ele me ouve. Entregue os seus problemas ao Senhor, e Ele o ajudará; Ele nunca deixa que fracasse a pessoa que lhe obedece”. E obedecer a Deus nada mais é do que Temer e seguir os ensinos de sabedoria do Senhor.
 “Adorem ao Senhor com temor, exultem com tremor” (Salmos 2:11). Exultar é o mesmo que se alegrar. Então adorem e se alegrem no Senhor com temor e tremor. Aleluia!!!
Um grande abraço a todos!!!

Jaque

5 comentários:

  1. Obrigado jaqueline! seja sempre bem-vinda em meus blogs e pode comentar a vontade! ja to te seguindo!
    http://acruzeomouse.blogspot.com e http://acruzeomouse.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. oi amada a parte que você diz Ter medo de confessar o pecado é perder a oportunidade do perdão,é muito forte pois por incrível q pareça as pessoas tem este medo, mesmo sabendo que Deus é uniciente.E a falta do perdão nos deixa desiquilibrados em nosso espírito.E a solução é tão simples. BJS bom fim de semana

    ResponderExcluir
  3. Obrigada Amados... E eu concordo com vc Rê, porque o Senhor sempre nos dá uma chance de consertar, mas depende muito da nossa vontade, porque temos o livre arbitrio. E muitas pessoas por medo ou vergonha de confessar seus pecados a Deus, preferem ficar distante da doce presença do Amado da nossa Alma. Bjus!! Tenha um fim de semana abençoado!! Jaque

    ResponderExcluir
  4. que a cada dia venha ser mais cheia do espirito de Deus, que Deus abençoe seu blog, sua vida,e todos aqueles que visitam aqui *-* como euu rsrsrs!
    paaz minha floor!

    @_thally_tlg

    ResponderExcluir
  5. Ei amiga ,você é muito especial na minha vida e têm um dom que Deus te deu para edificar as pessoas. E muito bom ver o agir do Pai em nossas vidas ,pois o agir Dele é simples e as vezes não enxergamos a sua simplicidade.Que Deus possa nos sustentar a cada novo dia e abrir os nossos olhos e coração....
    beijinhos no seu coração...
    Da amiga Lia.

    ResponderExcluir

Olá Amados...
É muito bom saber que você veio visitar meu Jardim.
E para que ele fique ainda mais florido, o seu comentário será de enorme valor.
Um abração e muito obrigado pela visita!!!
Jaque